segunda-feira, 22 de março de 2010

Aulinha básica sobre perfumes!

Quem nunca ficou um pouco confuso quando leu a descrição de uma fragrância? Esse post explica um pouco sobre perfumes...que tannnnto amamos!


O perfume é uma mistura de óleos essenciais aromáticos, álcool e agua, utilizado para proporcionar um agradável e duradouro aroma a diferentes objetos, principalmente, ao corpo humano.


Os óleos essenciais são obtidos por destilação de flores, plantas e ervas, tais como a lavanda (alfazema), rosas, jasmim, sândalo, frutas cítricas, bergamota etc. O perfume de jasmim se obtem através de um processo chamado "enfleurage", que consiste em impregnar as substâncias aromáticas em cera e depois extrair o óleo com álcool. Também são utilizados compostos químicos aromáticos.

Os fixadores que aglutinam as diversas fragrâncias incluem bálsamos, âmbar cinzento e secreções glandulares de civetas e cervos almiscarados. Estas secreções sem diluir tem um odor desagradável, porém em solução alcoólica atuam como conservantes. Atualmente, estes animais estão protegidos em muitos países, por isso, os fabricantes utilizam almiscares sintéticos.

A quantidade de álcool depende do tipo de perfume que se quer obter. Normalmente, a mistura deixa-se envelhecer por um ano.



Classificação pela Concentração

A concentração de uma fragrância pode ser classificada de acordo com a quantidade de óleos aromáticos diluídos em um solvente (mais comumente etanol e água):

• Parfumee (extrato de perfume): a forma mais concentrada, entre 20%-40% (~25%) de compostos aromáticos (essência).

• Eau de parfum EdP (deo perfume): varia de 12-18% (~15%) de compostos aromáticos (essência).

• Eau de toilette EdT: 8-14% (~10%)de compostos aromáticos (essência).

• Eau de cologne EdC (deo colônia): 3-7% (~5%), baixa concentração de essências (essência).

• Splash Perfumes EdS: ~1% de compostos aromáticos (essência).



Principais Famílias Olfativas

As fragrâncias classificam-se em:

• Cítricos Florais: quando utilizam matérias-primas extraídas de cascas de frutas tais como lima, limão, laranja, pomelo, tangerina, mandarina, entre outras. Também denominam-se "frutados".

• Florais Aldeídos: a matéria prima é extraída das flores naturais ou desenvolvida sinteticamente em laboratórios. As notas tem caráter delicado, sutil e discreto.

• Fougère: elaborado a partir de matérias-primas leves e frescas, normalmente extraídas de madeira, por isso são conhecidos como amadeirados, e a elas se juntam a mistura de álcoois, tubérculos e raízes. São muito utilizados em fragrâncias masculinas.

• Chipre Florais: fabricados com matérias-primas advindas de musgos, normalmente do carvalho. São os perfumes mais clássicos e sofisticados.

• Orientais Florais: suas misturas são constituídas normalmente das tuberosas, baunilha, patchouly, ylang ylang. Inspiram sofisticação, são marcantes, misteriosos e super sensuais.

• Couros Secos: fragrâncias extremamente secas, com características dominantes. Suas matérias primas são extraídas do tabaco, de madeiras, couros, musgos etc.

• Aldeídos Florais: geralmente são misturas sintéticas, também usadas nos perfumes muito clássicos e sofisticados. Possuem um certo frescor inicial característico e picante.

• Aromáticos Secos e Frutados: são misturas de secos e frutados, que criam uma fragrância híbrida. Geralmente usam condimentos como cominho, estragão e manjericão, além de especiarias como o cravo, canela, noz-moscada e até mesmo a pimenta.

Classificação

A força de um perfume depende, basicamente da concentração de matérias-primas ulitizadas em sua concepção. Do ponto de vista técnico, consiste na mistura de vários ingredientes voláteis dissolvidos em álcool, que se espalham no ar em temperaturas normais. Pela origem a palavra perfume aplica-se somente ao tipo de composição que contém a mais alta proporção de extrato aromático com o menor teor de alcoól possível. As outras combinações quase sempre levam um pouco de água na fórmula. Essa concentração portanto é fator determinante na nomenclatura. É comum ouvir falar em fragâncias com forte - ou fraco - poder de fixação, ou seja que persistem - ou não - por várias horas. Mas o efeito não é merito de um agente fixador, como há quem acredite. Na verdade, a fixação se deve às notas de base - ou de fundo. Elas são ingredientes mais densos e persistentes, capazes de atuar na composição de modo a proporcionar uma difusão mais lenta.

• Notas de Saída (Cabeça)

A introdução. A impressão inicial, elaborada para despertar o interesse, são as notas mais leves aquelas que "escapam" do frasco.

Ingredientes ligeiros e voláteis que evaporam rapidamente, são sentidas logo após a sua aspersão, vão direto paras as narinas. São notas frescas como limão, bergamota, laranja, pinho, lavanda e eucalipto.

• Notas de Coração (Corpo)

O centro, a alma, a personalidade do perfume, são notas que expressam o tema principal da fragrância. Menos voláteis, evaporam mais devagar, são sentidas assim que o perfume "desaparece" sobre a pele. São notas mais encorpadas como as de flores, folhas e especiarias.

• Notas de Fundo (Base)

Garante o poder de fixação de uma fragância, são notas que definem o cheiro que se difunde na pele. Pouco voláteis, os ingredientes evaporam lentamente, é o último acorde a ser percebido e o que permance por mais tempo. São notas densas, como as de resinas, de madeiras e as de origem animal.

Bei-Juh

19 comentários:

  1. WOW! Que bela explicação! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Thaty22/3/10

    poxa que massa! Aprendi muiiito agora!

    Show

    ResponderExcluir
  3. Cassia22/3/10

    Que master!! Nunca pensei que tivesse tantos pontos legais sobre perfume...agora vou falar pra td mundo que sou super entendida no assunto!! Huhauhau

    Bjoks

    ResponderExcluir
  4. Nanda22/3/10

    Poutz...qnta coisa...
    Deve ser mto legal trabalhar com isso hein!

    hehhe

    Bjaum

    ResponderExcluir
  5. Um pouco mais de cultura:

    Acredita-se que a arte da perfumaria teve início ainda na Pré-História, quando o homem primitivo aprendeu a fazer o fogo e descobriu que certas plantas libertavam fragrâncias agradáveis quando queimadas. Os primeiros perfumes terão pois surgido sob a forma de fumo, o que é aliás confirmado pelo próprio étimo "Perfume", que deriva do latim "Per fumum" ou "pro fumum", significando "através do fumo".

    ResponderExcluir
  6. Aiiii que marido mais foufo esse que complementa meus posts... te amooo !! s2

    ResponderExcluir
  7. Andressa22/3/10

    Uau,quanta information , hein!

    mtooo massa!

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Anônimo22/3/10

    arrasou!

    ResponderExcluir
  9. Muito legal esse post. Tenho vontade de fazer perfumes, deve ser divertido,né? hehe

    ResponderExcluir
  10. Roberta Arruda23/3/10

    quanta lição...muito bom afinal um poko de cultura não faz mal a ninguém darling

    ResponderExcluir
  11. 'gaah23/3/10

    Onn que lindos..um complementa o outroe rola declaração *-*

    meu cunha eh foufo msm hahaha
    Então o meu ange ou demon é oriental floral?
    hehe

    bem massa (L)

    ResponderExcluir
  12. Carol23/3/10

    Que lgal, que complexo hihihi
    pra mim oque vale mais é se eu curto o cheiro e se fixa bem :p

    ResponderExcluir
  13. Quanta coisa, aninha tb eh cultura uahauha

    curti!

    ResponderExcluir
  14. *Bruna23/3/10

    Os perfumes do Boticário p mim, são otimos..
    amo a duração deles e o preço eh bom tb.

    gostei daa informação.

    ResponderExcluir
  15. Juliana Dutra24/3/10

    Eu adoro o No.5 por causa disso mesmo...

    ResponderExcluir
  16. Thamy24/3/10

    e eu achava que era soh nos deixar cheirosa e pronto haha

    massa.!

    ResponderExcluir
  17. Aline24/3/10

    Ai Ana, legal, xo eu sugerir uma coisa..
    Ja que você entende tanto de perfume, podia dar umas dicas sobre 'mistura de cheiro', tipo passar um hidratante com um cheiro,shampoo com outro,mais perfume.. da um nó em tudo neh?fora o desodorante..
    Será que tem algum segredinho pra não poluir muito?
    Tirando é claro os cosméticos 'sem cheiro', pq não consigo usar esses, parece que não funcionam soksaoksosk

    Bom, se vc souber de algo publique ;]

    ResponderExcluir
  18. Menina, tem perfume que da pra comer entao?
    Quanta coisa de comer eles colocam né?
    Interessante rs

    ResponderExcluir
  19. Maahhh'26/3/10

    Esse post eu tenho que encaminhar pro Dé. O super viciaaaaaaaado em perfume!!
    uhauhahuahua


    O meu cheirosissímo Miss Dior é o que então??
    uhahuauha

    ResponderExcluir

Ahaaaza dear...